terça-feira, 8 de maio de 2012

Alunos da Castro Alves fazem livros de receitas para as mamães


       Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Castro Alves não vão deixar o Dia das Mães passar em branco. Com muito capricho e carinho, eles estão fabricando o presente que entregarão para suas progenitoras nessa data especial: um pequeno, porém belo livreto de receitas.

 Já pensou em como homenagear sua mãe? Lembre-se: um gesto de amor sincero é sempre mais valioso presentes requintados. Esses alunos nos dão o exemplo.





Policia Militar realiza projeto de conscientização sobre trânsito nas escolas municipais



Para o jurista brasileiro Darcy Azambuja uma nação só existe onde há comunidade de consciências. Qualquer ajuntamento humano forma um povo, que só será nação quando essas pessoas compartilharem crenças, valores e aspirações. Nesse sentido, o projeto Educação no Trânsito, realizado pela 4ª Companhia da Polícia Militar, se torna pertinente sob múltiplos aspectos.

Em 2012, a já referica 4ª Cia. está investindo num projeto de conscientização sobre trânsito com crianças da região. Visitando as escolas, os policiais fazem palestras e atividades com os alunos ensinando, na teoria e na prática, como as pessoas devem se comportar no trânsito, sejam elas pedestres ou condutores de veículos. Nessa semana eles já estiveram na Escola Municipal São José. De acordo com o Soldado Silva, participante do projeto Educação no Trânsito, os objetivos principais são “promover a cidadania no trânsito, diminuir o número de acidentes, principalmente os que envolvem crianças, e ensiná-los as regras de trânsito para que eles possam cobrar de seus pais”. O projeto teve ínicio em Cafelândia, em 2011, e nesse ano será extendido para todas as escolas municipais da Comarca de Corbélia. 

Soldado Silva (à esquerda) e Cabo Silvio (à direita) explicando as regras de trânsito para alunos da Escola São José

As metas do projeto parecem simples, mas não são modestas. Conscientizar as crianças nas escolas é o primeiro passo na trilha de um ideal ulterior. “Quando os filhos estiverem cientes, eles próprios poderão corrigir os pais. Assim vai crescendo conceito de direção defensiva, de valorização da vida, de ética e cidadania no trânsito”, afirmou o soldado da PM. Os alunos que passam pelo projeto são orientados a trabalharem como pequenos vigilantes, ou policiais mirins, advertendo seus pais para observarem as regras. Lá na frente, depois de converter os adultos de hoje à respeito no trânsito, esses mesmos jovens deverão se tornar motoristas cuidadosos. Aqui cabe aquela velha máxima: educar o jovem é melhor que castigar o velho.

O conceito de trânsito apresentado para as crianças é mais amplo que as vias públicas, onde automóveis, ciclistas e pedestres disputam pelo espaço. É trânsito também o espaço escolar, as salas de aula (nos momentos de entrada e saída de aula) e até o interior dos transportes coletivos. Os policiais do projeto ensinam que o respeito ao trânsito deve se fazer presente em qualquer lugar onde as pessoas precisam se locomover.


A conscientização a respeito das regras de trânsito já é um avanço considerável no sentido da união de consciências que demanda uma nação. Mas ainda há outro aspecto, paralelo aos objetivos do projeto, que se mostra vantajoso: a integração entre a população e os seus defensores. A presença dos policiais na sala de aula, dialogando e brincando, pode fazer com que esses meninos e meninas cresçam olhando para a polícia como uma parceira interessada em seu bem-estar e não como um simples instrumento coercitivo e repressor do Estado. Assim nos aproximamos da comunidadede nacional de consciências defendida por Azambuja.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

1º de Maio recebe equipe de reportagem da RPC





Recentemente a Escola Municipal 1º de Maio recebeu a equipe de reportagem da RPC TV, afiliada paranaense da Rede Globo. O motivo da visita foi a adesão da escola à campanha “Paz tem Voz” lançada pela emissora. A equipe acompanhou um dia de atividades especiais realizadas pela escola para conscientizar os alunos sobre respeito e convivência cordial.

A campanha “Paz Tem Voz” é a segunda fase de uma iniciativa do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM). O objetivo dessa campanha é mobilizar os paranaenses a combater à violência.
A orientadora da escola, Maciana Sereniski, esclareceu que a participação da escola na campanha não se limita apenas à reportagem. “A gente trabalhou durante todos esses dias a temática da paz com os alunos. Falamos com eles como as pessoas precisam conviver com amor, respeitando uns aos outros, e não se agredindo e se prejudicando”, relatou a orientadora.

Outras ações foram programadas pela escola dentro do contexto da campanha. De acordo com a diretora da 1º de Maio, Maria Aparecida da Silva Herrero, “vamos continuar até o final do ano com esse projeto”. A campanha estipula uma premiação para o melhor projeto, e como a escola 1ª de Maio é uma das inscritas está automaticamente participando desse concurso. Mesmo com essa perspectiva, a diretora garante que esse não é o objetivo que motiva a escola. “Nós estamos fazendo isso porque também queremos incentivar os alunos a terem mais respeito um pelo outro”, disse Maria Aparecida.

A supervisora Elisete Pasetti dos Santos avaliou que “é bom fazer esse projeto pensando no ambiente escolar. Tem que haver união entre as crianças. O que é a paz? É a união, é o respeito. Por isso começamos e vamos continuar com esse projeto.”

Círculo de palestras sobre combate à violência contra crianças e adolescentes



A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Corbélia em parceria com a Secretaria de Ação Social e o Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizam, nessa semana, um círculo de palestras com alunos da rede municipal.

O tema é “Dia de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra a Criança e Adolescente”. Durantes as tardes e manhãs dos dias 07 à 11 de Maio turmas mistas formadas por crianças de todas as escolas municipais de Corbélia vão comparecer à Câmara Municipal de Vereadores para participar das palestras.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Doutor em neuropsicologia faz palestra para educadores de Corbélia



Durante o último dia 26, educadores corbelienses participaram da palestra “Como ocorre a aprendizagem no cérebro – melhorando a prática pedagógica do professor”, com o Professor e Doutor em neuropsicologia Egídio José Romanelli. A palestra, que foi realizada no Centro Cultural Vereador José Rubin e durou toda a manhã e parte da tarde, fez parte do progroma de formação continuada da Secretaria de Educação e Cultura de Corbélia.




Dado o dinamismo e a extensão do encontro, pode-se até classificá-lo como um minicurso, ao invés de uma simples palestra. O tema central abordado por Egídio versava em torno dos processos biológicos que tem lugar no cérebro quando a pessoa está assimilando algum conhecimento novo, ou seja, o que acontece dentro de nossa cabeça quando estamos aprendendo. Entender como o cérebro dos alunos funciona, segundo Egídio, pode ajudar os professores a planejar aulas interessantes, que cativem a atenção das crianças com atividades estimulantes. “O segredo da evolução do homem é o estímulo. As crianças devem ser estimuladas para aprender”, ensinou e ainda fez uma analogia: “os animais agem por instinto, mas em nós o instinto foi substituído pelo aprendizado. Assim como os instintos são fonte de prazer para o animal, o ato de aprender deve proporcionar o mesmo para nós. Quando as aulas forem gostosas para a criança ela vai aprender muito mais facilmente, e terá felicidade em ir para a escola”.


Romanelli demonstrou como deficiências no sistema neurológico são responsáveis pelo déficit de aprendizagem e apontou quais atitudes cabem ao professor que precisa ensinar alunos com essas limitações. “Três virtudes são necessários para um professor. São elas: paciência, paciência e paciência. Não há aprendizado sem repetição. Existem alunos que aprendem rápido, mas com alguns deles o professor vai precisar sentar do lado e repetir tantas vezes quanto for necessário”, disse Egídio. Por outro lado, há casos onde a dificuldade é gerada por métodos didáticos equivocados, e agravada quando os erros da criança são repreendidos com dureza excessiva pelo educador. A falta de paciência e delicadeza no trato pode bloquear os alunos, fazendo com que indivíduos sem nenhum distúrbio ou deficiência natural demonstrem semelhante dificuldade nos estudos. Nesse ponto, professoras que participaram da palestra reconheceram que “muitas vezes a gente, as professoras, não tem ideia de como essa questão da repreensão pode ser tão prejudicial”, admitiu a professora Elaine Aparecida de Souza. E a professora Carolina Fontana avalia que “essa situação é mais frustrante para o aluno do que para o professor”.


Para que a escola se constitua num ambiente propício para o estudo, diz Romanelli, ela precisa ser “gostosa”. Mas para que isso aconteça é fundamental que os professores sejam motivados. “Que os professores gostem do que fazem, gostem de crianças, e que exerçam o magistério com prazer”, recomendou. Educadores de “mal com a vida” vão acabar projetando toda sua amargura nos alunos. Quando o professor vai para a sala de aula acabrunhado e mau humarado, essa nagatividade vai se refletir nos alunos. Eles ficarão nervosos e agitados e isso vai aumentar o estresse desse professor. “O estresse somos nós que inventamos”, asseverou Egídio. Não adianta ser zeloso com a vida profissional e desleixado com a vida familiar e íntima. Dormir bem, cuidar da saúde, praticar algum hobbie, ler muito, são indispensáveis para o bem estar físico e mental e de maneira alguma devem ser negligenciados. 

 
De acordo com a Secretária de Educação Jusiney Terezinha Favretto Barbosa, a palestra do Dr. Egídio atendeu à um anseio dos profissionais de educação de Corbélia. “Há muito tempo eles almejavam por uma palestra assim: atraente, motivadora e que ressaltasse de forma tão clara os aspectos da relação ensino-aprendizagem”. A secretária afirma que a palestra foi importante para “a capacitação dos nossos profissionais, pois sua temática, processo de aprendizado, se relaciona íntimamante com o trabalho de todo educador”. A palestra, segundo Jusiney, conseguiu empolgar os professores. E esse estímulo acabará sendo revertido em benefício das próprias escolas, uma vez que educadores animados e empenhados em aprender mais se capacitam para “fazer uma educação mais dinâmica e tornar o processo de ensino e aprendizagem mais atraente para o aluno”, disse a Secretária de Educação. 

 

E se resta alguma dúvida quanto ao papel crucial do professor na educação e a necessidade imprescindível desta para o progresso da sociedade, e mais, da vida do homem, o doutor Romanelli lembra que “Jesus veio ao mundo como professor e ensinou durante seu ministéio terrestre. Isso nos mostra que trabalhar com educação é uma obra divina”.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Rose Mary Orth estará no 4º Seminário da Cultura e das Artes Regionais


Uma presença confirmada na quarta edição do Seminário da Cultura e das Artes Regionais é a da pintora brasiliense Rose Mary Orth.
O que há de diferenciado nela? Rose teve poliomelite quando criança, com pouco mais de um ano, e as sequelas da doença lhe impediram de usar braços e pernas.


Inválida? Jamais! Mesmo sem dispor de todos seus membros, Mary Orth tornou-se uma artista internacionalmente reconhecida. Começou a pintar aos 12 anos de idade,como autodidata. E quando digo pintar não me refiro a fazer borrões a esmo, quero dizer pintar quadros! Segurando o pincel com a boca ela cria belíssimas imagens. Com um destaque especial para suas flores, tema de sua predileção.

Hoje, Rose Mary Orth integra a Associação de Pintores com a Boca e os Pés, sediada no Principado de Lienstchenstein. Você imagine onde fica isso? Eu muito menos. Só pode ser um desses lugares reservados para as pessoas chiques e talentosas, inacessível para meros mortais como eu.



A pintora ja realizou inúmeras exposições pelo Brasil, inclusive em Toledo, sua cidade natal. Mas agora o privilégio de receber essa personagem e apreciar sua arte será nosso, e de todos aqueles que participarem do 4º Seminário.


*imagens divulgação


Links relacionados:
http://www.portalperola.com.br/news/aduct%20sedia%20mostra%20transforma%C3%A7%C3%A3o%20da%20artista%20rose%20orth/


http://www.apbp.com.br/artistas.asp

http://www.mocaartes.com.br/index.php/component/content/article/1416

Educação nas redes sociais

Olá pessoal! Estou divulgando nosso perfil no facebook: www.facebook.com/educacao.corbelia

Se você ainda não recebeu uma solicitação, não espere mais tempo, acesse logo esse link e nos adicione.

Não deixe de conferir nosso posts, comentar, curtir e votar em nossas enquetes. O feedback de vocês é fundamental para nos aprimorarmos cada vez mais.


Nossa enquete do momento é sobre as atrações culturais do 4º Seminário da Cultura e das Artes Regionais. Tem alguma sugestão? Deixe seu voto lá!