domingo, 8 de abril de 2012

Feliz Páscoa


É o que lhes deseja a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Corbélia

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Educação em Tempo Integral: oficinas

Olá educadores e leitores do Educablog. Estaremos acompanhando a Educação em Tempo Integral para noticiar aqui as atividades e novidades do no ensino integral em Corbélia.
Hoje trouxe para vocês mais algumas reportagens com oficineiros. Confira a seguir:


Oficinas:

Oficina de Meio Ambiente
Profª. Aparecida Silverio da Silva (Cida)

A Oficina de Meio Ambiente faz com que os alunos tenham contato com as plantas, a agua e o solo. Trabalhando teoria e prática em simetria, as crianças tornam mais significativo seu aprendizado sobre a natureza e a importância de sua conservação. Aprendem a plantar, cultivar e colher os vegetais que consomem na merenda escolar. A interação com esse ciclo desenvolve a consciência ecológica e o senso de valorização do próprio trabalho. 





Oficina de Atividades Esportivas
Prof. Maurício Tadioto

As atividades esportivas são parte essencial de nossa vida. Os esportes individuais a superação dos próprios limites, exigindo o uso de capacidades fisicas ou intelectuais, enquanto as atividades de grupo são excelentes oportunidades para se socializar, aprender a respeitar as pessoas e fortalecer vínculos afetivos. Através de jogos, cantigas de roda, caça ao tesouro e outras atividades a Oficina de Atividades Esportivas encaminha as crianças à experiências que são convertidas em aprendizado útil para a vida em sociedade, como o respeito às regras, o convívio harmonioso e a solução de problemas práticos.





Oficina de Literatura Infantil
Profª Ana Carolina Schembergue

As histórias infantis são trabalhadas de uma maneira nova e imaginativa na Oficina de Literatura Infantil. As cenas dos contos são retrabalhadas pelos alunos com colagens, desenhos, cartazes e atividades em quadra. Dessa forma os pequenos se envolvem com as narrativas usando vários sentidos, ouvindo, vendo, tateando e também falando. O dinamismo dessas experiências permite que o conteúdo das histórias, tanto o expresso como os significados subjacentes, seja melhor assimilado pelas crianças.





 Em breve mais reportagens...

terça-feira, 20 de março de 2012

Oficina de Jornalismo



Para Cláudio Abramo, jornalista de renome e respeito, "o jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter". A informação possui um valor altísssimo e confere poder ao seu possuídor. Um indivíduo bem informado está muito melhor preparado. A tarefa do jornalista é trabalhar com a informação, reproduzí-la e divulgá-la com o fim de esclarecer à sociedade. Na Oficina de Jornalismo da Eucação em Tempo Integral os alunos aprendem a entrevistar, registrar em imagem, selecionar informação e outros procedimentos básicos da atividade jornalística. 

quarta-feira, 14 de março de 2012

Profs da Educação em Tempo Integral participam de reunião


  Coordenador da Educação em Tempo Integral no município conversando com os professores

       Na tarde desta terça (13) aconteceu uma reunião com os professores da Educação em Tempo Integral do município de Corbélia na Secretaria de Educação e Cultura. Professores de oficinas e representantes de escolas que já executam a Educação em Tempo Integral se reuniram com o coordenador do projeto em Corbélia, Andre Bonatti, para estudar e discutir o planejamento anual para o ensino integral. Na ocasião foram expostas as diretrizes que devem estruturar os métodos de trabalho dos professores e também foi oportunizado o compartilhamento de experiências e levantamento de questões pertinentes ao melhoramento da qualidade do trabalho.

         André Boniatti lembrou do pioneirismo do município em relação à nossa região na implatação da Educação em Tempo Integral. “ A Educação em Tempo Intregal existe aqui desde 2005 e está sempre em discussão, debate, com vistas a melhorar cada vez mais”, esclareceu Boniatti, e ainda salientou que “o nosso trabalho (professores) é formar o indivíduo para a sociedade”.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Jornalismo nas escolas - Oficina de Literatura


Reportagem e imagens: Alunas da Oficina de Jornalismo da Escola Castro Alves
Adaptação: Jeferson Wruck

Ler é fundamental. Uma nação civilizada e desenvolvida se faz a partir de cidadãos com boa cultura humana. Por isso é importante que se adquira o gosto pela leitura desde cedo. No Castro Alves as crianças são estimuladas a desenvolver amor pela literatura com a Oficina de Contação de Histórias e Teatro, trabalhada pela Profª Josieli Aparecida de Almeira Lauro. Para tornar a leitura mais atrativa para seus alunos, a professora trabalha a representação teatral de peças infantis.



Jornalismo nas escolas - Oficina de Dança na Escola Castro Alves

Reportagem e imagens: Alunas da Oficina de Jornalismo da Escola Castro Alves
Adaptação: Jeferson Wruck

A Oficina de Dança no Castro Alves é comandada pela Profª Fabiana Bueno de Matos. Através da dança as crianças são estimuladas a melhorar suas capacidades de memorização, raciocínio e coordenação motora. De acordo com Fabiana, dançando “você está trabalhando além do teu corpo, a tua mente e o teu espírito”. A Oficina de Dança também ensina às crianças a trabalhar em grupo, “porque a dança é um trabalho coletivo” explica a professora.

Jornalismo nas escolas - Oficina de Informática no Castro Alves


Reportagem e imagens: Alunas da Oficina de Jornalismo da Escola Castro Alves
Adaptação: Jeferson Wruck

Em um mundo informatizado e cada dia mais tecnológico é altamente necessário dominar a informática. A tecnologia está presente em todas as áreas da nossa vida, desde profissional, social, familiar e domina principalmente nossas formas de comunicação. O Prof. Paulo Sérgio dos Santos, que ensina a Oficina de Informática no Castro Alves, adverte que “os melhores empregos tem relação direta com o computador”. Portanto, aprender a operar essas maquinas e aparelhos é parte imprescindível da formação das crianças.