quinta-feira, 31 de maio de 2012

Grupo Ladri Di Cuori é mais uma atração confirmada para o IV Seminário

Os organizadores do IV Seminário da Cultura e das Artes Regionais estão se devotando com afinco para enriquecer culturalmente o evento esse ano. Outra atração confirmada é o Gruppo Folklorico Italiano Ladri Di Cuori.

O grupo cascavelense apresenta espetáculos de dança folclórica italiana desde 1996. Hoje, cerca de 30 pessoas compõem a equipe do Ladri Di Cuori.

Aproveite e visite o site do Gruppo Folklorico Italiano Ladre Di Cuori

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Banda Municipal de Foz do Iguaçu estará no IV Seminário

 A Banda Municipal de Foz do Iguaçu confirmou participação no IV Seminário da Cultura e das Artes Regionais. A banda é composta atualmente por 32 músicos com instrumentos de sopro e percussão. 

A apresentação se realizará no dia 04 de julho, as 20h em tenda que será montada na Praça Brasil, em frente a Igreja Matriz. O evento será gratuito para o público.

Confira vídeos da Banda Municipal de Foz do Iguaçu




terça-feira, 29 de maio de 2012

Festa Junina da Escola Gabriel de Lara


Acompanhe!


Não deixe de nos seguir na internet. Lembrando que nosso objetivo é interação, contribua conosco com suas experiências na área da educação.

Diretoras de escolas municipais se reunem na Sec. de Educação

Diretoras das escolas municipais de Corbélia se reuniram com a secretária Jusiney Terezinha Favretto Barbosa e a direção da Secretaria Municipal de Edução para tratar de vários assuntos pertinentes para as próximas etapas desse ano letivo.

Na pauta da discussões constavam, entre outros assuntos, a aquisição de livros didáticos, realização de concurso para o programa Menor Aprendiz e esclarecimentos sobre os sistemas on-line usados pelas escolas.

De acordo com a secretária Jusiney, essas reuniões com as diretorias das escolas do município devem acontecer com frequencia para que haja mais sinergia entre as escolas e a Secretaria de Educação.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Transtornos Globais do Desenvolvimento são tema de palestra para professores



Na manhã de terça (22) professores das redes municipal e estadual de ensino de Corbélia participaram de palestra com a psicóloga do NRE (Núcleo Regional de Educação) de Cascavel, Ivete Goinski Pellizzetti, realizada na Câmara Municipal de Vereadores.

A palestra foi organizada pela Equipe de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e o intuito, segundo uma das organizadores do encontro, a psicopedagoga da Secretaria Municipal de Educação Jacqueline Thomaz Lessa, foi “fundamentar os professores a respeito da inclusão e atendimento aos alunos com TGD, tanto no Ensino Regular como nos atendimentos educacionais especializados.”
Durante sua exposição do tema “Transtornos Globais do Desenvolvimento”, Ivete falou sobre como identificar crianças com TGD nas escolas, entender as prováveis causas dos transtornos e quais são os métodos para o tratamento.


O que é TGD?
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento são distúrbios no comportamento social que se podem se manifestar nos primeiros cinco anos de vida do indivíduo. As crianças que sofrem de de algum transtorno dessa natureza têm dificuldade nos relacionamentos com outras pessoas, evitam o contato visual e se esquivam de ser tocadas. Demonstram aversão ao convívio e procuram sempre ficar isoladas.
De acordo com Jacqueline, “Os Transtornos Globais do Desenvolvimento também causam variações na atenção, na concentração e, eventualmente, na coordenação motora. Mudanças de humor sem causa aparente e acessos de agressividade são comuns em alguns casos. As crianças apresentam seus interesses de maneira diferenciada e podem fixar sua atenção em uma só atividade, como observar determinados objetos, por exemplo.”
Ao perceber que alguma criança está manifestando esses sintomas, procure ajuda de profissionais especializados. Em Corbélia, existe uma equipe multidisciplinar capacitada para atender esses casos, integrada por vários órgãos municipais, dentre eles as secretarias de Educação, Saúde e Ação Social.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

UNIPAR será parceira do IV Seminário da Cultura e das Artes Regionais

Mais uma parceria confirmada para o IV Seminário. A Universidade Paranaense (Unipar) de Cascavel estará conosco e se mostra muito disposta em contribuir.

Continuamos somando forças para fazer desse Seminário da Cultura e das Artes Regionais uma data sempre mais significante no calendário da Educação do Oeste do Paraná.