sexta-feira, 23 de setembro de 2011

2º PRÊMIO DE DESENHO E POESIA CORES DA INFÂNCIA


REGULAMENTO

O 2º Prêmio de Desenho e Poesia Cores da Infância do Município de Corbélia será outorgado aos 3 melhores desenhos e aos 3 melhores poemas produzidos por alunos do ensino fundamental de 2º, 3º e 4º anos, como também 4ª série, e submetidos à banca específica do concurso. Receberá premiação ainda a escola a que pertencer o aluno destacado em primeiro lugar em cada categoria, como forma de incentivo ao trabalho com estas técnicas de produção artística nas escolas do município.

  1. Da Participação:

1.1   Estarão participando do 2º Prêmio de Desenho e Poesia Cores da Infância as escolas que entregarem os trabalhos produzidos exclusivamente por seus alunos de 2º e 3º anos (Desenho) e 4º ano e 4ª série (Poesia) até o dia 06 de Outubro de 2011 na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, até o horário das 16h.
1.2   As escolas que não entregarem os trabalhos de seus alunos até à data e o horário estipulados no item 1.1 deste regulamento declaram automaticamente a sua não participação no concurso.

  1. Da Categoria Desenho:

2.1   A categoria Desenho terá como público-alvo alunos de 2º e 3º anos do ensino fundamental, estando vedada a participação de alunos de outras séries, mesmo que estes se destaquem na categoria.
2.2   Os desenhos deverão ser produzidos exclusivamente pelos alunos sem a ajuda de terceiros, de preferência em sala de aula.
2.3   Os desenhos deverão ter como tema o seguinte motivo: “CORBÉLIA: LUGAR IDEAL PARA SE VIVER”, e serão de criação livre do aluno.
2.4   Os trabalhos deverão ser produzidos em papel sulfite, tamanho A4, não contendo nenhum indicativo de autoria, nome de aluno ou insígnia da escola, apenas no verso da folha devem conter um título atribuído pelo próprio aluno para o desenho (com ou sem a ajuda do professor).
2.5   Cada trabalho, mesmo sendo de uma mesma escola, deve conter um título diferente, para posterior identificação se caso for premiado.
2.6   A escola efetuará uma pré-seleção de 10 desenhos (a partir de critérios próprios) que serão posteriormente entregues na Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
2.7   A Secretaria Municipal de Educação e Cultura não intervirá em nenhum critério da pré-seleção, sendo esta de inteira responsabilidade da escola promotora.
2.8   Em envelope separado, lacrado, deve ser enviada ficha de inscrição da escola contendo o título do desenho e, ao lado, o nome do aluno de forma legível, em letra de fôrma. Na parte externa do envelope, deve constar apenas a insígnia da escola.
2.9   No caso de títulos idênticos entre escolas diferentes, a comissão organizadora manterá o controle. No entanto, a banca julgadora não será informada, ficando apenas a cargo da comissão organizadora este detalhe.
2.10                     Os trabalhos que não cumprirem as exigências serão desclassificados pela comissão organizadora, não participando da análise da banca julgadora.

  1. Da Categoria Poesia:

3.1   A categoria Poesia terá como público-alvo alunos do 4º ano e da 4ª série do ensino fundamental, estando vedada a participação de alunos de outras séries, mesmo que estes se destaquem na categoria.
3.2   Os poemas deverão ser produzidos exclusivamente pelos alunos sem a ajuda de terceiros, de preferência em sala de aula.
3.3   Os poemas deverão ter como tema o seguinte motivo: “UMA FLOR PARA CORBÉLIA”, e serão de criação livre do aluno.
3.4    A escola efetuará uma pré-seleção de 10 poemas (a partir de critérios próprios) que serão posteriormente entregues na Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
3.5   A Secretaria Municipal de Educação e Cultura não intervirá em nenhum critério da pré-seleção, sendo esta de inteira responsabilidade da escola promotora.
3.6   Após a pré-seleção efetuada pela escola participante, os poemas deverão ser digitados em WORD, Fonte ARIAL, tamanho 12, espaçamento simples, impressos em uma única via contendo apenas o título e o poema, sem constar autoria nem insígnia da escola promotora da pré-seleção.
3.7   Cada trabalho, mesmo sendo de uma mesma escola, deve conter um título diferente, para posterior identificação se caso for premiado.
3.8   Em envelope separado, lacrado, deve ser enviada ficha de inscrição da escola contendo o título do poema e, ao lado, nome do autor de forma legível, em letra de fôrma. Na parte externa do envelope, deve constar apenas a insígnia da escola.
3.9   No caso de títulos idênticos entre escolas diferentes, a comissão organizadora manterá o controle. No entanto, a banca julgadora não será informada, ficando apenas a cargo da comissão organizadora este detalhe.
3.10                     Os trabalhos que não cumprirem estas exigências serão desclassificados pela comissão organizadora, não participando da análise da banca julgadora.

  1. Da Banca Julgadora

4.1   As bancas julgadoras, formadas por profissionais específicos das áreas concorrentes, se reunirão em data anterior à do evento de entrega da premiação e sua decisão será irrevogável.
4.2   As bancas julgadoras de ambas as categorias concorrentes em nenhum momento se farão cientes da origem dos trabalhos, ficando a cargo destas apenas a seleção indistinta das obras.
4.3   Categoria Desenho: A branca julgadora da categoria Desenho será formada por 3 profissionais das áreas de Educação Artística, Artes Visuais ou artistas com trabalhos reconhecidos nestas áreas.
4.4   Categoria Poesia: A banca julgadora da categoria Poesia será formada por 3 profissionais das áreas de Língua Portuguesa e Literatura, ou artistas com trabalhos reconhecidos nestas áreas.

  1. Dos Critérios de Avaliação:

5.1   Na Categoria Desenho serão avaliados os seguintes critérios:

Adequação ao tema proposto;
Originalidade na adequação ao tema;
Coordenação motora;
Traçado;
Uso das cores;
Artisticidade.

5.2   Na Categoria Poesia serão avaliados os seguintes critérios:

Poeticidade;
Consciência linguística;
Uso, recursos e correção da linguagem;
Ritmo;
Originalidade.

*É indiferente o uso de rimas ou não nos poemas concorrentes. A banca julgadora avaliará estes conforme as suas especificidades, não se valendo de moldes.

  1. Da Premiação:

6.1   Serão premiados os 3 trabalhos que se destacarem em cada área, assim distribuídos: 1º, 2º e 3º lugares para a categoria Desenho e 1º, 2º e 3º lugares para a categoria Poesia, e será premiada ainda a escola em que o aluno atingir o 1º lugar de cada área, indiferente que o 1º lugar de cada área seja de escolas diferentes ou de uma mesma escola.
6.2   A premiação para a categoria Desenho será a seguinte: 1º Lugar: Kit Desenho + Brinquedo + Jogo Educativo; 2º Lugar: Kit Desenho + Brinquedo; 3º Lugar: Kit Desenho + Brinquedo. E para a escola cujo aluno alcançar o 1º Lugar o prêmio será revelado até a próxima semana.   
6.3   A premiação para a categoria Poesia será a seguinte: 1º Lugar: Kit Poesia + Livro Infantil + Jogo Educativo; 2º Lugar: Kit Poesia + Livro Infantil; 3º Lugar: Kit Poesia + Livro Infantil. E para a escola cujo aluno alcançar o 1º Lugar o prêmio será revelado até a próxima semana.
6.4   Todas as Escolas participantes receberão certificado de participação e mérito.
6.5   A premiação será anunciada e entregue na Mostra Cultural Educacional Infância Criativa 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário