quarta-feira, 25 de abril de 2012

Pintura e literatura nas paredes da Escola Castro Alves.


          João e Maria, os Três Porquinhos, Cinderela, Alice no País das Maravilhas... Não faltam personagens e histórias para povoar a imaginação infantil. A literatura infantil transporta as crianças até um mundo paralelo, cheio de magia e coisas incríveis, e, muito além de entreter, serve como um canal de comunicação capaz de transmitir saberes e valores através de alegorias. Agora, imagine conviver diariamente com essas criaturas fantásticas. Responder as provas ao lado da Rapunzel ou saborear seu lanche na companhia da Branca de Neve. Se você não teve esse privilégio em sua infância, pode começar a sentir muita inveja dos alunos da Escola Municipal Castro Alves.

Em tres etapas, o processo de criação dos pratos decorativos

            As artes visuais e a literatura infantil deram-se as mãos no Castro para executar um projeto artístico ousado. Cenas das mais célebres histórias para crianças estão sendo pintadas nas paredes das salas de aula. Onde só havia a apatia do amarelo ou a neutralidade do branco de repente... voilà! Surge uma princesa com vestido esvoaçante ou um rechonchudo porquinho desafiando o Lobo Mau.

            “Como está no meu planejamento trabalhar com mural e a escola possui um projeto de liteturatura, pensei: vamos pegar os personagens das histórias infantis e pintar nas paredes. E está sendo bem interessante”, contou a professora de Artes Visuais Adrielle Iany Libero. As pinturas começaram na sala de Literatura Infantil e o resultado tem agradado a equipe da escola, pois a pintura de outras salas de aula e dos muros da escola já foram previstas.



        
            Os desenhos são traçados pela professora, mas quem pega nos pincéis para distribuir as cores são os próprios alunos. “Eu trabalho com todas as classes, desde o 1º ano ao 5ª, e em todas elas já é possível ver como eles evoluíram. Desenvolvem a noção de tempo e espaço enquanto vão superando a dificuldade que tinham com a pintura”, relatou a professora. Adrielle acrescentou que “No começo eles misturavam as tintas. Tiravam o pincel de uma cor e colocavam na outra sem lavar antes. Agora eles aprenderam a ser mais organizados, essa atividade também contribui para isso” e ainda garante que “melhora o comportamento em sala de aula”.

  O projeto só está começando e nós vamos acompanhar o seu desenvolvimento, pois essa iniciativa promete muito sucesso.





 



Nenhum comentário:

Postar um comentário