sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Inaugurada Sala de Recursos Multifuncional para alunos com Altas Habilidades/Superdotação em Corbélia.


Alunos que apresentam habilidades elevadas nos estudos receberão acompanhamento especializado em Corbélia, através do atendimento da Sala de Recursos Multifuncional. A função desse espaço, é oferecer educação suplementar para essas crianças. Embora o espaço tenha sido criado na Escola Municipal 1º de Maio, a sala atenderá toda Rede Municipal de ensino.
A inauguração desta sala coloca termo a um sonho muito acalentado pela Educação Municipal corbeliense. Há anos, pelo menos mais de cinco, a Equipe de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, junto com as escolas, projetavam a criação de um programa que acolhesse os alunos com capacidades elevadas para o aprendizado. E depois de alguns trâmites burocráticos, enfim, a sala de recursos multifuncional encontra-se operante.
As psicopedagogas Jacqueline M. Thomaz Lessa e Neide Procópio Libero e a psicóloga Francielli Pereira Gozzi, da Secretaria Municipal de Educação, contam que “ao avaliarem algumas crianças com dificuldades de comportamento, percebem que essas condutas, podem ser causadas por uma inteligência acentuada. Esses alunos são inquietos porque tem vontade de aprender coisas diferentes. Pensam grande num corpo pequeno,” O senso comum diz que não há nada errado em ter uma inteligência acima da média e que, naturalmente, essa pessoa vai se sair bem nos estudos. E de fato, não há problema algum em ser dotado de capacidades extraordinárias, muito pelo contrário, mas acreditar que esse indivíduo dispensa cuidados especiais, isso é um erro.
De acordo com as profissionais, “essas crianças também são especiais, pois demandam atendimento diferenciado. Precisamos ter um olhar mais sensível para perceber esses alunos. Eles querem saber mais, tem necessidade de aprender e isso pode deixá-los ansiosos. Eles extravasam seu nervosismo falando muito, perguntando muito, e o professor, quando não está atento a sua diferença, acaba considerando esse aluno indisciplinado.”
A sala de recursos multifuncional para alunos com altas habilidades/superdotação vem com a proposta de fornecer uma educação suplementar para crianças “superdotadas”. Mas as profissionais recomendam cautela na hora de empregar esse temo, “não são todas as crianças que são superdotadas em todas as áreas. Geralmente, ela vai ter uma alta habilidade em alguma coisa. Pode ser em ciências exatas, linguística, artes...” O objetivo da sala de recursos é desafiar esse aluno por meio de projetos específicos voltados para sua área de interesse. O professor será o mediador que vai orientar os alunos na execução de projetos onde cada um deles poderá contribuir com suas habilidades.
“O professor dessa sala de recursos precisa ter uma disposição para pesquisa, motivação, criatividade e inovação. Também precisa interagir com as famílias, pois esse projeto não vai se limitar somente dentro desse espaço. O professor precisa buscar parcerias com universidades e projetos do município. Será um articulador de oportunidades para essas crianças especiais”, esclarece a Lessa.
Contudo, o atendimento na sala de recursos não isenta o professor do ensino regular do dever de elaborar suas aulas pensando nas particularidades dos alunos. “É importante que o ensino regular também adapte seu currículo, para trabalhar com as diferenças. Foi-se o tempo da padronização. Hoje a Educação tem o desafio de formar o indivíduo de acordo com suas características particulares. Não podemos mais, como educadores, tentar enquadrar todos numa caixinha só,” salienta Jacqueline.


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