segunda-feira, 16 de abril de 2012

A música nas escolas


Poucas coisas se comparam ao prazer de tocar um instrumento ou mesmo ouvir uma apresentação musical ao vivo. As sensações provocadas nos músicos e ouvintes presenciais não podem ainda ser replicadas fielmente pelo som gravado. Somente o prazer que a música proporciona já justificaria qualquer iniciativa que promovesse seu ensino, mas pesquisas científicas ainda revelam que os benefícios desse aprendizado vão além da estética.

Oficina de Viola Caipira na Escola Municipal Castro Alves

 Professor Guilherme Medeiros no Castro Alves

                Pesquisadores alemães demonstraram em seus estudos que existe uma estreita relação entre a música e a capacidade intelectual. Os dados das pesquisas mostram que pessoas que possuem algum conhecimento musical têm o cérebro 25% mais desenvolvido do que pessoas sem nenhuma relação com a música. Outros estudos ainda indicam que a música e raciocínio lógico matemático compartilham regiões do cérebro, assim o aprimoramento de uma aptidão acaba de algum modo influenciando a outra. De fato, quando expostos a um mesmo teste de matemática, alunos que estudavam notas musicais e divisões rítmicas obtiveram notas muito maiores do que seus colegas.

                É preciso dizer mais? Não foi apenas pela beleza das melodias harmoniosas que as Oficinas de Viola Caipira, Violão e Música foram introduzidas na Educação em Tempo Integral. Aliás, as Oficinas de Violão e Viola já estão chegando também às escolas 1º de Maio e São José, que trabalham unicamente com o ensino regular.
 
Oficina de Violão na Escola Municipal Gabriel de Lara


                Ao dedilhar as cordas do instrumento esse alunos enviam estímulos ao cérebro que vão reverberar em todo seu sistema neurológico. Por meio da relação com a música eles desenvolverão a capacidade de atenção, de memorização e criatividade além de, e isso irá satisfazer muito os professores, ajudar no equilíbrio emocional. Imaginem todos os alunos calminhos, calminhos durante o restante das aulas...



 Professor Carlos Geiss ensinando uma aluna

 Fora os benefícios já citados, e que por si só já valem muito, ainda deixo uma lista apresentada em um blog português especializado em bem-estar com 10 boas razões para se interessar pela música:

1 – Diminuir a ansiedade e as complicações cardíacas.
2 – Aumentar a disposição física e mental.
3 – Promover o equilíbrio da tensão arterial.
4 – Melhorar a resistência física.
5 – Relaxar em situações de grande stress.
6 – Estimular o bom humor.
7 – Deixar a mente serena.
8 – Melhorar a concentração nas actividades intelectuais.
9 – Deixar mais apuradas as sensações gustativas, olfactivas e visuais.
10 – Aliviar a dor de cabeça.  

Links relacionados:

2 comentários:

  1. Maravilhosa esta matéria, muito boa! parabéns, Jeferson, continue. A valorização de nossos educadores e da nossa Educação como um todo é importantíssima para o desenvolvimento de todo o município. Quem é educador sabe do que estou falando.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo projeto! Com certeza a música é capaz de transformar a educação tradicional como conhecemos em algo divertido e estimulante, principalmente para as crianças. Utilizamos o belo registro do professor de viola e seu aluno em nossa última postagem: http://www.culturacaipira.com/2013/05/05/aprendendo-a-tocar-viola-caipira-a-primeira-aula/

    Aguardamos a visita de vocês!

    ResponderExcluir