sexta-feira, 6 de julho de 2012

Realizado o IV Seminário da Cultura e das Artes Regionais


             O IV Seminário da Cultura e das Artes Regionais foi realizado de 02 a 05 desse mês, em Corbélia. O evento envolveu toda a equipe da Educação Municipal, além de participantes das escolas estaduais e educadores de cidades da região. Palestras, oficinas temáticas, workshops e espetáculos de artes constituíram as atrações dos quatro dias, onde cada atividade contribuiu para o objetivo primordial de capacitar os profissionais da educação para trabalhar as manifestações artísticas e culturais em sala de aula.


            O Seminário da Cultura e das Artes Regionais está no calendário da Educação de Corbélia e região desde 2009. Nessas quatro edições realizadas, o seminário trouxe diversificadas oportunidades de aprendizado para pessoas ligadas à area educacional, mas também proporcionou  apresentações de dança com grupos folclóricos, bandas musicais, ginástica rítmica e peças teatrais.

            Em 2012, o tema do seminário foi “Educação, arte, cultura e inclusão.” A todo momento a atenção do público foi direcionada para a necessidade de trabalhar no sentido de incluir as pessoas que possuem deficiências. Especialistas no assunto instruiram, através de palestras e aulas, como trabalhar com alunos que demandam cuidados especiais. A artista plástica Rose Mary Orth foi uma das palestrantes e oficineiras. A poliomelite que sofreu em seus primeiros anos de vida lhe deixou profundas marcas físicas. Sem o movimento dos braços e pernas bastante limitadas. Rose desenvolveu habilidades de pintura com a boca. Hoje, Mary Orth é pintora conhecida internacionalmente. Ela relatou durante o evento os desafios que enfrentou como deficiente física, e como conseguiu superá-los.

            As oficinas e workshops abordaram temáticas como música, literatura, cuidados médicos, pintura e desenho, teatro e meio ambiente. Pelas manhãs dos dias 03 a 05, os educadores se dividiram nas oficinas para estudar e colocar em prática a temática orientada pelo professor específico.

            A secretária de Educação de Corbélia, Jusiney Terezinha Favretto Barbosa, salientou a importâncias das parcerias firmadas para a realização do evento. “Quando a gente sonha sozinho, o sonho pode morrer no mundo das ideias, mas nós, aqui, sonhamos juntos e assim se fez esse seminário”. O IV Seminária da Cultura e das Artes Regionais foi possível graças a sinergia entre a Secretária de Educação Municipal ede Corbélia, Administração Municipal, Câmara de Vereadores de Corbélia, Governo do Estado do Paraná, Unioeste, Unipar, Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Núcleo Regional de Educação de Cascavel, Associação Cultural do Extremo Oeste do Paraná e a colaboração de empresários corbelienses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário