terça-feira, 31 de julho de 2012

Capacitação em História e Geografia para professores de Hora Atividade.


Professores de hora atividade e representantes de escolas da rede municipal participam, na segunda (30), de um curso de capacitação em História e Geografia.

O curso “Metodologia de ensino de História e Geografia para séries iniciais” ocorreu no Sindicato dos Trabalhores Rurais de Corbélia, durante manhã e tarde do último dia 30. A capacitação foi ministrada pelo professor e psicólogo Éder Menezes. O curso contemplou os conteúdos de avaliação, formação psicológica da criança e as relações entre a criança e a sociedade.

A diretora de Educação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Corbélia, Marcia Lengler, disse que “embora o título do curso especifique somente duas disciplinas, os ensinamentos repassados pelo ministrante demonstraram-se úteis no aprimoramento do ensino com um todo”.

De acordo com Menezes, é importante habilitar os jovens alunos a fazer uma “interpretação da realidade a partir das relações de trabalho e poder”. Todavia, as crianças das series iniciais ainda não dominam suficientemente a escrita e leitura para que consigam se expressar plenamente por meio delas. Para o prof. Éder são necessárias estratégias para encorajá-los a abrir uma discussão. As crianças tornam-se mais abertos se o professor sabe “criar estruturas onde elas podem expor o que sentem e pensam a partir da representação.” Por estar representações Menezes entende a música, o teatro, a pintura, enfim, as formas lúdicas de expressão.

O educador frequentemente encontra problemas quando pretende trabalhar de maneira estritamente racional. Por vezes, os educandos são resistentes à lógica mais simples. Mas essa é uma postura natural para sua idade, porque “eles não se expressam de maneira racional, mas de maneira afetiva”, explica Éder Menezes. O professor que sabe explorar os sentimentos de seus alunos logrará melhores resultados no processo de ensino.

Após assistir o curso, Marcia avaliou a capacitação como “excelente. O professor trouxe muitos ensinamentos pertinentes para a nossa realidade escolar. Tudo o que ele nos passou pode ser aplicado no cotidiano da sala de aula para melhorar a nossa qualidade de ensino.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário