sexta-feira, 25 de maio de 2012

Transtornos Globais do Desenvolvimento são tema de palestra para professores



Na manhã de terça (22) professores das redes municipal e estadual de ensino de Corbélia participaram de palestra com a psicóloga do NRE (Núcleo Regional de Educação) de Cascavel, Ivete Goinski Pellizzetti, realizada na Câmara Municipal de Vereadores.

A palestra foi organizada pela Equipe de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e o intuito, segundo uma das organizadores do encontro, a psicopedagoga da Secretaria Municipal de Educação Jacqueline Thomaz Lessa, foi “fundamentar os professores a respeito da inclusão e atendimento aos alunos com TGD, tanto no Ensino Regular como nos atendimentos educacionais especializados.”
Durante sua exposição do tema “Transtornos Globais do Desenvolvimento”, Ivete falou sobre como identificar crianças com TGD nas escolas, entender as prováveis causas dos transtornos e quais são os métodos para o tratamento.


O que é TGD?
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento são distúrbios no comportamento social que se podem se manifestar nos primeiros cinco anos de vida do indivíduo. As crianças que sofrem de de algum transtorno dessa natureza têm dificuldade nos relacionamentos com outras pessoas, evitam o contato visual e se esquivam de ser tocadas. Demonstram aversão ao convívio e procuram sempre ficar isoladas.
De acordo com Jacqueline, “Os Transtornos Globais do Desenvolvimento também causam variações na atenção, na concentração e, eventualmente, na coordenação motora. Mudanças de humor sem causa aparente e acessos de agressividade são comuns em alguns casos. As crianças apresentam seus interesses de maneira diferenciada e podem fixar sua atenção em uma só atividade, como observar determinados objetos, por exemplo.”
Ao perceber que alguma criança está manifestando esses sintomas, procure ajuda de profissionais especializados. Em Corbélia, existe uma equipe multidisciplinar capacitada para atender esses casos, integrada por vários órgãos municipais, dentre eles as secretarias de Educação, Saúde e Ação Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário