quarta-feira, 16 de maio de 2012

Projeto de Dança em escolas municipais exerce influências positivas sobre meninas


 Os seres vivos desenvolveram várias maneiras de se comunicar. Essas trocas de expressões e significados denominamos linguagem. A linguagem, como suporte para a comunicação, pode ser fonética e escrita, mas também pode se manifestar não-verbalmente. Os movimentos de nosso corpo podem ser eloquentes transmissores de mensagens. A dança, como conjunto de movimentos corporais ricos de sentidos, é uma das melhores e mais gratificantes formas de expressão que a humanidade possui.

A professora e dançarina Aciany Adele Neu Meier ensina dança para meninas das Escolas Municipais 1ª de Maio e São José, em Corbélia. Ela relata como a a dança contribui para o melhoramento de vários aspectos, desde a concentração e memória, até a disciplina e correção da postura. Aciany afirma que percebe a influência positiva da dança em suas alunas. “Já posso ver uma melhora de comportamento, respeito, também no modo e andar e sentar. Eu digo para elas que, como bailarinas, não podem gritar, escandalizar, nem ser desleixadas com a postura. Elas devem agir como bailarinas”.

Na escola 1ª de Maio as aulas de dança ocorrem todas as semanas nas manhãs de quarta

Segundo a professora e dançarina, as suas aulas “envolvem movimentos de jazz, balé e de dança moderna também.” Há uma infinidade de estilos hoje e, em boa parte deles, sempre se pode aproveitar coisas boas. Nesse amálgama musical o melhor é “usar um pouquinho de tudo.”


As aulas da profª Aciany com as alunas da escola São José são realizadas no Centro Cultural durante as tarde de quarta


Aciany ainda adiantou que “no meio do ano a gente vai ter uma amostra de dança envolvendo todas as meninas que estão participando do projeto.” Até lá, professora e alunas seguem engajadas em suas aulas semanais, todas as quartas, evoluindo no exercício dessa cultura mais antiga e preciosa que as primeiras palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário